Ionic 3 com Firebase —  Iniciando Projeto

Fala pessoal, tudo bem? Espero sinceramente que sim!

Hoje estou iniciando mais uma série de 4 vídeos onde mostrarei como você pode integrar e utilizar o Firebase em sua aplicação Ionic 3.

Criaremos nessa série um pequeno catálogo de cursos, para exemplo, com listagem, criação, atualização e delete, ou seja, um CRUD completo. Focaremos aqui apenas no database, uma das diversas opções de uso do Firebase.

Sem mais delongas vamos aos passos iniciais!

Iniciando projeto

Primeiramente, você precisará ter em sua máquina o NodeJS. Você pode baixar a versão mais recente sem problemas algum, não mostrarei como instalar mas o Node têm suporte aos mais variados sistemas, e sua instalação não envolve tanto mistério.

Com o NodeJS, vamos utilizar seu gerenciador de dependências, o NPM (Node Package Manager), onde instalaremos o ionic e o cordova cli em nosso sistema.

Para isso execute o comando abaixo:

npm i -g ionic cordova

O comando acima instalará de forma global, em nosso sistema, os command lines do ionic e também do cordova. Feita a instalação, vamos iniciar nosso projeto Ionic, execute em seu terminal o comando abaixo:

ionic start firebaseProject sidemenu

Com este comando o Ionic CLI baixará e iniciará um novo projeto para nós, instalando todas as dependências internas desse projeto automaticamente. Neste ponto já teremos nosso projeto iniciado e dentro da pasta firebaseProject.

Instalando Firebase SDK & AngularFire 2

Para concluirmos essa primeira etapa da nossa série vamos instalar o sdk js do firebase e também o wrapper AngularFire2, que simplifica a utilização do sdk trazendo a estrutura Angular para o pacote, com módulos, classes, serviços e etc.

Para isso basta executarmos na raiz do nosso projeto o comando:

npm i firebase angularfire2 --save

O comando acima instalará os pacotes e adicionará essas dependências em nosso package.json, por conta da flag --save. No package.json estão , dentre outras coisas, os requerimentos dos pacotes que nossa app utiliza.

Concluindo

Inicialmente já temos nosso projeto startado e as dependências necessárias para utilização do firebase instaladas. Na próxima aula falaremos sobre o Firebase e realizaremos as configurações iniciais em nosso app.

Os códigos desta série podem ser encontrados em nosso github clicando aqui.

Abs e até a próxima!

Um comentário em “Ionic 3 com Firebase —  Iniciando Projeto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *